Sites do Brasil

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Dilma Rousseff abre Desfile da Independência



Dilma Rousseff chegou à tribuna das autoridades no Rolls Royce da Presidência da República  (CB/D.A Press)
O Desfile Cívico Militar, que faz parte das comemorações da Independência do Brasil, começou na Esplanada dos Ministérios por volta das 9h nesta sexta-feira (7/9). A presidente Dilma Rousseff chegou à Tribuna das Autoridades no Rolls Royce da Presidência da República e foi recepcionada pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e o ministro da Defesa, Celso Amorim. O Hino Nacional foi executado e a Esquadrilha da Fumaça fez sobrevoo colorindo o céu da capital com as cores verde e amarelo.

Segundo a Polícia Militar, cerca de 30 mil pessoas já estão no local. A expectativa de público é de 50 mil cidadãos. O acesso para quem vai de carro ao local deve ser feito somente pelos anexos dos ministérios. Agentes do Detran farão blitz e fiscalização em toda a área central.

Até o momento, não houve nenhuma ocorrência grave. A maioria dos atendimentos feitos pelo Corpo de Bombeiros do DF é relacionada ao calor. Cinco pessoas foram transportadas ao hospital por conta de desmaio e crise asmática. A recomendação é que os expectadores bebam muita água e usem roupas frescas. A umidade neste momento é de 48%, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Ao todo, 135 homens e 21 viaturas da PM atendem o público do desfile. Há também cinco postos de atendimento e um helicóptero do Corpo de Bombeiros.


Marcha Contra a Corrupção vai esperar desfile da Esplanada para protestar


Os diversos movimentos que protestam contra a corrupção no Brasil se concentram neste momento na frente da Biblioteca Nacional. Organizada pelo Movimento Brasil Contra a Corrupção (MCBB), o grupo de cerca de 500 pessoas luta contra crimes ao Patrimônio Público, transparência de gastos do governo e outras causas. A previsão é de 5 mil pessoas se juntem à marcha nesta sexta-feira (7/9). Eles esperam o fim do Desfile Cívico Militar para que outros cidadãos que assistem às comemorações comprem a causa e para não ter conflitos com os vários carros de som.

A Marcha Contra a Corrupção aguarda o fim dos desfiles de 7 de setembro para protestar (Ed Alves/CB/D.A.Press)
A Marcha Contra a Corrupção aguarda o fim dos desfiles de 7 de setembro para protestar

Integrantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), de igrejas e outros movimentos protestantes carregam cartazes, um caixão representando o mensalão e vestem camisetas pretas e blusas com a marca da marcha. Alguns estão com os rostos pintados. Ao meio dia, o Grito dos Excluídos também deve se unir aos manifestantes. Ano passado, o ato reuniu 30 mil pessoas. Esta é a quarta marcha organizada pelo MCBB.




FONTE: Correio

Nenhum comentário: