Sites do Brasil

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Ministro Carlos Ayres Britto toma posse na presidência do STF

Ministro vai ficar sete meses no cargo. Em 18 de novembro de 2012, completa 70 anos e terá que se aposentar. Ele assume no lugar de Cezar Peluso e terá como vice-presidente Joaquim Barbosa.



O ministro Carlos Ayres Britto tomou posse nesta quinta-feira (19) como presidente do Supremo Tribunal Federal e defendeu um pacto pelo cumprimento da Constituição.

A posse foi acompanhada pela presidente Dilma Rousseff. Daniela Mercury cantou o Hino Nacional. Carlos Ayres Britto assume a presidência no lugar do ministro Cezar Peluso e terá como vice-presidente o ministro Joaquim Barbosa.

Ayres Britto nasceu em Propriá, Sergipe, onde foi procurador-geral de Justiça. Doutor em Direito Constitucional e mestre em Direito do Estado, escreveu livros jurídicos que se tornaram referência. É autor também de obras de poesia. Ayres Britto entrou para o Supremo Tribunal Federal em 2003, foi relator de processos importantes, como o que autorizou a união entre pessoas do mesmo sexo e pesquisas com células-tronco.

Ayres Britto propôs aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário um pacto em defesa à Constituição. “A Constituição é a primeira e mais importante voz do Direito aos ouvidos do povo. Certidão de nascimento e carteira de identidade do Estado”, disse o ministro.

O ministro Ayres Britto vai ficar sete meses na presidência do Supremo Tribunal Federal. No dia 18 de novembro de 2012, vai completar 70 anos e terá que se aposentar, mas antes de concluir o trabalho frente ao Supremo, Ayres Britto disse que quer colocar em julgamento o processo do mensalão.
 

Nenhum comentário: