Sites do Brasil

domingo, 26 de setembro de 2010

Como saber mais sobre os seus candidatos? Informe-se aqui!

Neste ano, mais de 22,5 mil candidatos disputam uma vaga e os votos de 135,8 milhões de eleitores que vão às urnas daqui a uma semana, no próximo dia 3 de outubro. Ao todo, são nove candidatos à Presidência da República, 171 candidatos a governador e 273 que disputam uma vaga no Senado, mas a maioria dos políticos na disputa tenta chegar à Câmara Federal (6.028), Câmara do Distrito Federal (883) ou às assembleias legislativas (14.387).

Para não desperdiçar o voto, especialistas recomendam que os eleitores submetam seus candidatos a uma espécie de “sabatina”, para verificar se eles atendem aos critérios necessários para representá-los no poder.

É importante lembrar também que, nos casos dos cargos proporcionais (deputado federal ou estadual e distrital), graças a dois cálculos – os coeficientes eleitoral e partidário – o candidato mais votado pode “puxar” outros colegas de partido não tão populares, que acabam chegando lá com uma votação inexpressiva.

Veja o que se perguntar e o que fazer antes de tomar uma decisão:

1. O que você sabe sobre o seu candidato?

Procure se informar sobre o passado do político que pretende escolher. Ele já foi eleito alguma vez? Se sim, o que fez de importante em sua gestão? Já teve alguma condenação? Quem são seus aliados? Algumas dessas informações podem ser obtidas no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), nas páginas de partidos políticos ou ainda de ONGs (organizações não-governamentais), como a Transparência Brasil.

2. De qual partido ele é?

Também é interessante pesquisar o perfil da legenda do seu candidato. Quais interesses a sigla representa? Quais seus representantes mais famosos? Essas e outras informações podem revelar mais detalhes sobre as posições políticas do seu candidato e o que ele pensa sobre determinados assuntos.

3. Quais propostas o seu candidato tem?

Na hora de escolher, verifique se o político carrega as mesmas “bandeiras” que são prioritárias para você. Por exemplo, se a prioridade para você é a educação, verifique quem tem propostas reais para a área. É importante destacar também que não adianta só ouvir o discurso, é preciso tentar se informar se o que o seu candidato promete pode ser cumprido ou, ainda mais importante, se cabe a ele cumprir.

4. O que o seu candidato já fez de relevante?

Parte dos políticos que concorrem neste ano já exerceram algum cargo nos poderes Legislativo e Executivo – no Senado, por exemplo, 26 tentam se reeleger. Por isso, busque informações sobre o que o seu candidato já fez pela região que representa. As informações estão disponíveis nos próprios sites da Câmara e do Senado, e das assembleias estaduais. Também é possível pesquisar quais temas o candidato defendeu em seu mandato e se compareceu às sessões do Congresso.

5. Assista aos programas eleitorais

O eleitor tem até a próxima quinta-feira (30) para assistir na TV ou ouvir no rádio a propaganda eleitoral gratuita. O programa é válido principalmente para os candidatos a cargos majoritários, como presidente, governador e senador, pois o tempo maior de exposição favorece a apresentação das propostas.

Especialistas alertam, porém, para o eleitor não se deixar iludir apenas pelo formato do programa, recheado de estratégias de marketing e, mais uma vez, ouça atentamente aos discursos.

6. Acesse sites ou leia folhetos dos candidatos a deputado

Quem disputa uma vaga na Câmara ou nas assembleias legislativas tem apenas poucos segundos na TV para se apresentar. Portanto, vale dar uma olhada no site dos concorrentes, ou nos folhetos e materiais de campanha que trazem informações sobre propostas, para saber o que o seu escolhido propõe.

7. Seu candidato tem condenação na Justiça?

Em 2010, entrou em vigor a Lei Ficha Limpa, que barra a candidatura de políticos condenados por decisão de mais de um juiz. Após a aprovação das leis, um grupo de organizações sociais criou um site que traz dados sobre os candidatos que se dispuseram a divulgar suas fichas voluntariamente pela página Ficha Limpa. Além disso, o MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral) traz informações periódicas sobre o tema em seu site.

8. Que número mesmo?

Decisão tomada, faça uma colinha com o número do seu escolhido. Afinal, não adianta nada pensar tanto na escolha e, na hora “H”, clicar no número errado. 

Fonte: R7
 

Nenhum comentário: